Ortodontia

A ortodontia é a especialidade que promove a correção da maloclusão (mau posicionamento dos dentes), promovendo estabilidade e função mastigatória adequada, através da oclusão ideal. Desse modo, é capaz de obter resultados funcionais, que vão muito além da estética.

Os aparelhos ortodônticos sofreram uma grande evolução desde que começaram a ser mais difundidos no século passado. Antigamente usávamos apenas os aparelhos fixos metálicos, depois surgiram os aparelhos fixos estéticos, que por serem  de porcelana,  possuem uma estética mais favorável, já que as peças coladas são da cor dos dentes.

 

Mais recentemente, temos o sistema de alinhadores, que são uma alternativa eficaz para os pacientes que não desejam se submeter ao tratamento com aparelhagem fixa. Por serem transparentes, são considerados altamente estéticos. São removíveis, portanto mais confortáveis e cada dia a procura por esse sistema aumenta de maneira significativa.

Aparelho fixos metálicos

 

Os aparelhos fixos metálicos se caracterizam por peças (braquetes) que ficam presas aos dentes através de colagem. Não é considerado um tratamento estético, já que as peças são metálicas. Contudo, ainda é muito utilizado por apresentar maior resistência e um custo reduzido em comparação com as outras opções estéticas.

É indicado para o tratamento de qualquer caso clínico, sobretudo quando necessitamos fazer mecânicas mais complexas e tratamentos ortodônticos prévios a reabilitações protéticas. É bastante difundido entre adolescentes, que gostam de trocar as cores das “borrachinhas” (ligaduras) a cada consulta.

Aparelhos fixos estéticos

Os aparelhos fixos estéticos surgiram como uma opção estética, já que muitos pacientes resistiam a realizar o tratamento com o aparelho fixo metálico. Os braquetes passaram a ser confeccionados em porcelana, oferecendo mais uma opção de tratamento com resistência e eficácia. Por apresentarem a retenção do fio aos braquetes através de ligaduras, requer certos cuidados ao ingerir alimentos com corantes, pois o braquete não altera a cor, mas a ligadura poderá pigmentar.

Como alternativa ainda mais estética, temos o aparelho de Safira, que é um tipo de porcelana diferente, bem translúcida e que proporciona alto nível estético na ortodontia fixa. 

Aparelhos autoligados

 

Os aparelhos autoligados podem ser metálicos ou estéticos. São aparelhos fixos que apresentam na estrutura do braquete clipes, que travam o fio a peça, dispensando o uso de ligaduras. A ausência de ligaduras traz vantagens na higiene e estética, além de menor atrito na movimentação dentária, favorecendo a redução no tempo de tratamento. Outra vantagem é a possibilidade de espaçar mais as consultas de revisão, favorecendo a rotina de pacientes que viajam bastante, por exemplo. Entretanto, esse sistema não é indicado para todos os casos de tratamento ortodôntico. 

Sistema de alinhadores

 

O sistema de alinhadores surgiu para revolucionar a ortodontia. A alta demanda por estética associada a facilidade de utilizar um aparelho removível, com previsibilidade, eficiência e conforto tem proporcionado aos pacientes uma experiência incrível.

Há diversas empresas que utilizam esse sistema, mas a mais expoente é a Invislign, que possui mais de 8 milhões de casos tratados no mundo e investe milhões de dólares em aprimoramento constante. Abordarei sobre Invisalign em outro tópico. 

Tratamento em crianças – Ortodontia Interceptativa

 

Na fase infantil há o crescimento e desenvolvimento das estruturas crânio faciais, havendo a substituição dos dentes de leite pelos dentes permanentes. É comum os pais terem dúvidas se está tudo bem com a saúde bucal dos seus filhos, já que esteticamente o sorriso não parece harmônico. Há espaços e inclinações dentárias, que embora não sejam bonitos, são fisiológicos e não necessitam de intervenção.

Em contrapartida, há alguns problemas que quando diagnosticados precocemente, devem ser tratados e trarão benefícios no desenvolvimento da criança. A intervenção precoce em determinados tipos de maloclusão, evitará a necessidade de uma correção bem mais complexa na dentição permanente. 

Para dúvidas e mais esclarecimentos, entre em contato.