Prótese Removível

As próteses removíveis podem ser parciais ou totais (dentadura) e são indicadas para pacientes que perderam os dentes naturais. 

 

Antigamente eram utilizadas em larga escala, contudo com o desenvolvimento dos sistemas de implantes odontológicos, sua indicação hoje em dia é reduzida. A prótese fixa sobre implante é uma opção de tratamento mais interessante, pois é mais confortável e permite mais segurança para o paciente comer, falar e realizar suas atividades sociais. Porém, há casos em que o paciente não possui indicação para fazer implantes (como uma perda óssea acentuada, por exemplo), e as próteses removíveis são uma solução para a recuperação da função mastigatória.

Há ainda, casos em que podemos fazer uma prótese removível sobre implantes, chamada overdenture.  Apesar da prótese ser removível, ela fica melhor retida do que a dentadura, porque possui um sistema de “macho-fêmea”, onde os implantes funcionam como os machos e pequenos orifícios na prótese funcionam como fêmeas.

O tipo de prótese removível indicada depende do caso, portanto uma avaliação clínica é fundamental para combinar a função adequada com a expectativa do paciente. 

Para dúvidas e mais esclarecimentos, entre em contato.