Profilaxia Dental e Prevenção

A profilaxia dental é um procedimento que tem como objetivo eliminar tártaro, manchas e placa bacteriana, incluindo raspagem e polimento, que deixarão os dentes lisos e polidos, e as gengivas saudáveis.

 

As visitas periódicas ao dentista são importantes para a preservação da saúde bucal e prevenção de doenças bucais, bem como no diagnóstico precoce de possíveis problemas.

Mesmo tomando todos os cuidados diários de higienização corretamente, a boca pode acumular tártaro e placa bacteriana. Estes provocam a gengivite (inflamação da gengiva), doença muito comum que acomete a maioria das pessoas em algum momento da vida.  Quando inflamada, a gengiva fica inchada, vermelha e sangra durante a escovação (ou espontaneamente, em inflamações mais severas,). Caso a consulta preventiva de revisão não seja realizada, a gengivite poderá evoluir para uma inflamação nos tecidos de suporte dos dentes, chamada periodontite, que causa perda do osso de suporte, mobilidade dentária e, em casos mais avançados, a perda dos dentes.

Geralmente indicamos que as consultas de revisão (prevenção) sejam feitas a cada seis meses. Contudo há casos que esse prazo pode ser reduzido, atendendo as necessidades da condição clínica de cada paciente.

 

Para dúvidas e mais esclarecimentos, entre em contato.